Câmara homenageia Centro de Estudos Ambientais

Nesta quinta-feira (06.06), durante a Sessão que inicia às 19 horas, a Câmara de Vereadores presta sua homenagem ao Centro de Estudos Ambientais - CEA Sapucaia - e ao seu presidente, Odi Silva. "O trabalho da entidade, tanto em Sapucaia como na região, é relevante e fundamental para a defesa do meio ambiente. As ações do CEA merecem respeito e reconhecimento", ressalta o presidente do Legislativo Dr. Luís Rogério Link.

A homenagem do Legislativo ao CEA marca as ações da Semana do Meio Ambiente no município. O Centro foi fundado em 27 de outubro de 1995. "Já fazíamos várias ações ambientais antes de criarmos a entidade", explica seu Odi. "Hoje, o número de voluntários aumentou e também temos um conselho que é formado por 13 integrantes", explica. Entre as ações do CEA está a educação ambiental. "Fazemos várias palestras em escolas. As crianças são muito receptivas", enfatiza.

ONU criou o Dia Meio Ambiente

A data foi estabelecida em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), após uma reunião com integrantes de 113 países e 250 organizações não-governamentais, marcando a abertura da conferência de Estocolmo. O principal assunto foi a “destruição” que o homem vem causando ao meio ambiente e os riscos para a sua sobrevivência.

 

Legislativo realiza coleta seletiva

Engajada com a campanha “Cidade Limpa”, a Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul vem fazendo uma coleta seletiva dentro da Casa. A iniciativa partiu de dentro do Legislativo há pouco mais de 30 dias e conta com lixeiras recicláveis em todos os setores e gabinetes dos vereadores.

Logo na portaria da Câmara já é possível reparar nas latas para coleta do lixo. Todo o dia, após o expediente, o lixo orgânico é descartado de forma correta. Enquanto que, duas vezes por semana, um caminhão passa para recolher o material reciclável (papel, metal, plástico e vidro).

A campanha “Sapucaia Cidade Limpa – Responsabilidade de Todos”, iniciou-se no dia 16 de abril. O objetivo dela é centrado no destino correto para o lixo proveniente de resíduos de construção, limpeza e embelezamento da cidade e a coleta seletiva. Junto à campanha também entrou em vigor, dia 1º de junho, a lei 3287/2010, que irá multar quem depositar na rua restos de construções, móveis velhos, e outros materiais. O valor da multa varia de R$ 148,00 a R$ 2.960,00.