Câmara sedia abertura de Conferência da Igualdade Racial

alt
O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores sediou, na sexta-feira (26.07), a abertura da I Conferência Regional Metropolitana de Promoção da Igualdade Racial. O evento teve como tema "Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil afirmativo". A iniciativa integra as ações de prepação para III Conferência Nacional de Igualdade Racial.
A atividade reuniu lideranças de movimentos sociais do município e região do Vale do Sinos. Na abertura, a titular da Coordenadoria Estadual de Igualdade Social, Sandra Maciel, explicou que a atividade faz parte de uma série de conferências que estão sendo realizadas no país com o intuito de levantar questões e propostas para serem encaminhadas à III Conferência Nacional de Igualdade Racial.
O presidente do Legislativo sapucaiense, Dr. Luís Rogério Link, ressaltou que, infelizmente, ainda existe discriminação racial no país. Dr. Link citou a Lei Federal 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A Lei vem sendo implementada no currículo escolar. “Infelizmente, também vemos, hoje, a intolerância religiosa. Esta conferência busca mudar o atual contexto”, enfatizou.
O vice-prefeito, Arlênio da Silva, destacou que a realização da Conferência é fundamental para a construção de uma sociedade igualitária. “O Brasil foi formado por diferentes raças. Temos uma diversidade de religiões e todos possuem o direito de exercer livremente sua religião”. 
O titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Adilpio Zandonai, salientou que o debate é de fundamental importância para a construção de uma sociedade em que todas as pessoas tenham os mesmos direitos, independente de sua raça. Entre as autoridades presentes ao evento estiveram os deputados Paulo Ferreira (federal) e Adão Villaverde (estadual).