Câmara sedia debate sobre Reforma Política

            O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia do Sul sediou, na noite de segunda-feira (30.09), o debate sobre Reforma Política com o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). "A proposta da Reforma Política promete dar um novo rumo para a democracia brasileira", enfatizou o presidente do Legislativo, Dr. Link, no início do evento.

            Relator da pauta nos últimos dois anos na Câmara Federal, Fontana acredita que somente através da Reforma Política será possível garantir o futuro da democracia brasileira e evitar a crescente influência do poder econômico nas disputas eleitorais. De acordo com ele, a democracia de ideias está dando espaço para a democracia do dinheiro. "Hoje, a política tornou-se uma espécie de corrida do ouro". O parlamentar também salientou que o financiamento público exclusivo da campanha ajudará a reduzir a influência do poder econômico em decisões que beneficiem pequenos grupos.

            Fontana enfatizou que na política brasileira é, cada vez mais, difícil um representante das classes populares chegar ao Parlamento, mas que todos os setores da sociedade devem estar representados. O fortalecimento partidário também foi defendido pelo parlamentar. O deputado também defendeu o projeto de iniciativa popular "Eleições Limpas" - que prevê o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas - e o plebiscito da Reforma Política.

            Participaram da atividade os vereadores: Avelino Mazzuchello (PTB), Dr. Luís Rogério Link (PT), Everaldo Ramos de Moura (PRB), Marco Antônio da Rosa (PSDB), Nelson Brambila (PSL) e Volmir Rodrigues (PP). Também estiveram presentes integrantes do governo municipal, empresários e comunidade.