Legislativo é palco de Seminário

Na tarde da última sexta-feira (01.11), a Câmara de Vereadores cedeu o Plenário para o I Seminário Municipal de Direitos Humanos – Seguridade Social e os Avanços da Política Pública. O evento começou por volta das 9h e ocorreu até às 17h. O acontecimento também foi transmitido, ao vivo, pela TV Câmara através do site do Legislativo (www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br).
 A cerimônia, que é uma organização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, iniciou com o vice-prefeito Arlenio da Silva (representando o prefeito Vilmar Ballin), o vereador Luciano Rodrigues e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, compondo a mesa.
No primeiro momento do Seminário, foram abordados temas referentes às mulheres. Ariane apresentou a “Rede Lilás”, um projeto instituído por sua Secretaria e, que tem o objetivo de articular ações junto às instituições de segurança, saúde, educação, assistência social, trabalho e justiça, para atender mulheres que vivem em situação de violência. O trabalho está servindo de exemplo a outros estados, fazendo com que a secretária fosse convidada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a ir até a capital do Paraná apresentar a proposta para as mulheres de lá. Depois da fala das autoridades presentes, foi feita a abertura oficial do evento com uma apresentação dos alunos surdos da escola E.E.E.M Padre Réus, de Esteio.
Após os estudantes se apresentarem, Marli Conzatti, diretora da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), falou sobre a iniciativa nacional “Viver sem Limite” e, também, o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o “RS sem Limite”. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a integrar o programa. A iniciativa tem o objetivo de trabalhar, principalmente, com o acesso à educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. Logo após o discurso da diretora, o deputado estadual, Aldacir Oliboni, falou sobre a “Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas – O Direito de ser encontrado”.
Ao longo do dia, ainda foram abordados temas como: Políticas da Juventude, Políticas para o Idoso, Políticas Raciais e a Importância dos Estatutos.