Título de Cidadão Sapucaiense é entregue na Câmara

alt

Familiares e amigos dos seis agraciados com o Título de Cidadão Sapucaiense 2013 lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Sapucaia do Sul na noite de quinta-feira (28.11). Os homenageados, que escolheram o município para morar, trabalhar ou construir sua família, mostraram-se imensamente emocionados com a lembrança. "O que tem Sapucaia? Por que as pessoas escolhem a cidade? Dizem alguns que quem bebe a água de Sapucaia não deixa mais este lugar e quem vem se apega com afinco e não deixa mais esta cidade. E, o sonho de muitas delas é virar cidadão sapucaiense", enfatizou o presidente do Legislativo Dr. Luís Rogério Link (PT).

Durante a Sessão Plenária Especial, cada agraciado teve espaço na Tribuna. Waldemar Prass, um dos moradores mais antigos de Sapucaia e também um dos responsáveis pela Feira do Piscicultor, agradeceu o reconhecimento. "Muito obrigado a todos". O médico Marco Aurélio Rebés Sanchotene, vereador de Sapucaia - entre 1997 e 2004 - agradeceu o apoio da esposa e dedicou o título à família. "É uma honra receber este reconhecimento de Sapucaia. Esta terra me acolheu como filho".

Para expressar sua emoção com o recebimento do Título de Cidadão Sapucaiense, o poeta Olinto Silveira de Vargas - patrono da Feira do Livro do município em várias edições - declamou uma poesia de sua autoria em homenagem a cidade. Oscar Francisco Marin, esportista do boliche que levou o nome de Sapucaia para diferentes municípios do Brasil e também para o exterior, agradeceu o apoio da esposa.

O violonista, cantor e compositor Luiz Kur enfatizou que em suas viagens pelo Brasil sempre teve orgulho em dizer que é de Sapucaia. "Agora, terei mais orgulho ainda". A professora, diretora de Ensino e adjunta da Secretara Municipal de Educação, Marisa Helena Kutter e Silva, se disse emocionada com a vinda dos pais de São Borja para acompanhar a homenagem. "Este é um grande momento. Sapucaia é muito importante para mim".

RECONHECIMENTO - O vereador Dr. Jarbas Sampaio Vieira (PMDB) enfatizou que Sapucaia deve muito aos agraciados. "Vocês ajudaram a construir este município." O vereador Avelino Mazzuchello (PTB), que indicou o nome de Waldemar Prass para o título, salientou que as pessoas precisam ser homenageadas em vida. Para o vereador Nelson Brambila (SDD), que indicou Olinto Silveira de Vargas para ser agraciado, a escolha foi motivo de orgulhoso. "Obrigado por ter escolhido Sapucaia do Sul para morar", disse ao poeta.

O vereador Jorge Barbosa (PSL) disse que a indicação da professora Marisa Helena Kutter e Silva foi uma ótima escolha. "Parabéns pelo trabalho e luta pela educação", disse para a agraciada. O vereador Thiago Batista (PSDC) ressaltou a importância de homenagear o Dr. Marco Aurélio Rebes Sanchotene com o título. "Ficamos felizes com todas as homenagens. Elas são de coração". Em seu discurso, o vereador Marco Aurélio da Rosa (PSDB) ressaltou a importância do esportista Oscar Francisco Marin, que contou com sua indicação para o título. "Ele escreveu o nome de Sapucaia do Sul no mapa mundi".

O vereador Volmir Rodrigues (PP) salientou que o dia era de festa e reconhecimento. "Cada um de vocês têm uma história nesta cidade". O vereador Everaldo Ramos de Moura (PRB) lembrou que também foi acolhido com sua família em Sapucaia. "Vocês fazem parte da história de Sapucaia". A escolha dos nomes foi destacada pelo vereador Luciano Rodrigues (PT), que indicou o artista Luis Kur. Luciano enfatizou que, nas reuniões dos vereadores, os nomes que surgiam para serem agraciados foram aprovados por unanimidade.

Representando o prefeito Vilmar Ballin, o titular da Secretaria Municipal Geral de Governo, Selvino Armando Scheibel (PT), enfatizou que o reconhecimento aos agraciados é pelo contribuição deles ao município. "Este reconhecimento não é somente dos vereadores, mas de toda a população que eles representam. Parabéns. Todos vocês de uma forma colaboraram com seu talento para construir a cidade", ressaltou.