Títulos de Cidadão Sapucaiense são entregues pela Câmara

 

O Plenário do Legislativo de Sapucaia do Sul esteve lotado na última terça-feira (29/09), às 19 horas, durante a solenidade de entrega dos 18 títulos de Cidadão Sapucaiense. Os homenageados não nasceram na cidade, mas prestaram relevantes serviços ao Município.

Várias autoridades da cidade, inclusive secretários municipais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia (ACIS), e de várias entidades locais, além de familiares e amigos dos homenageados prestigiaram o evento. Vários agraciados com o Título de Cidadão Sapucaiense expressaram na tribuna seus agradecimentos pelo momento. Também vereadores representantes das bancadas falaram ao público.

Agraciados - Vereador que indicou o nome

Adão Pereira da Rosa                    Volmir Rodrigues

Adolar Neris Tamboreno              Volmir Rodrigues

Adroaldo  Cruz Martins                 Nelson Brambila

Alcindo  Martha Freitas                 Avelino Mazzuchello

Derly Silveira da Silva                    Marco Antônio da Rosa

Eni Allgayer                                     Nelson Brambila

Erni Luiz Pacheco Bilião                 José Carlos Dutra dos Santos (Caco)

Glaci Izolina Fernandes Viegas     Avelino Mazzuchello

Guaraci Rodrigues Fernandes       Thiago Batista

Guilhermino Proença                      Marco Antônio da Rosa

Herceu da Silva Rocha                     Everaldo Ramos de Moura

Iranelci Padilha                                  Luís Rogério Link

João Pedro Lamana Paiva              Jarbas Sampaio

José Benk Selau                               Luís Rogério Link

Lorecy Flores                                    Everaldo Ramos de Moura

Matusalém Vargas Fernandes       Jarbas Sampaio

Nára Clébia Morais Recktenwald   Edson Portilho

Ruben Léo  Lima Soares                 Edson Portilho

Saiba quem são os homenageados com o título de Cidadão Sapucaiense

ADÃO PEREIRA DA ROSA – Natural de Santo Antônio da Patrulha, reside em Sapucaia desde 1963. Teve a oportunidade de acompanhar a história de Sapucaia do Sul desde seus anos iniciais de emancipação. Embora tendo apenas o 4º ano primário, conseguiu emprego na Viação Férrea (RFFSA) e trabalhou por 31 anos, onde se aposentou honrando com competência seus afazeres. Valorizando o casamento e princípios cristãos, está casado há 67 anos com Delci Ynácio da Rosa, com quem teve nove filhos: Ivo Luiz, Tênis, Agenor, Antenor (in memorian), Bernadete, Evaldo, Edegar, Osvaldo e André. Reconhecendo o valor da educação e conhecimento, dedicou-se com muito esmero a incentivar o estudo dos filhos e hoje pode se orgulhar, pois todos os filhos têm formação em curso superior. Desde 1963 mora com a família na Rua Plácido de Castro, próximo à Escola Cecilia Meirelles e sempre que chamado colaborou com a cidade como cidadão. Muitas vezes ajudou o Grupo de Escoteiros Anhanguera, foi membro atuante do Circulo de Pais e Mestres do Grupo Sapucaia, escola mais antiga no Município, colaborando ativamente com aquele educandário nos anos em que a diretora era Sibila Brigel, primeira vereadora de Sapucaia. Também emprestou sua força de forma voluntária à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, atuando em todas as frentes que se fizessem necessárias: limpeza, manutenção, pintura, conservação, jardinagem, etc. Como cidadão modelo e voluntário nas causas em que atuou, morador de Sapucaia há 52 anos, merece o reconhecimento.

ADOLAR NERIS TAMBORENO - Natural de Itaqui, morou também na Ilha da Cruz, no Uruguai, Alegrete e Porto Alegre e lá conheceu as senhoritas Izaura e Zulmira, moradoras de Sapucaia, que lhe convidaram para um baile no Clube Setembro, ocasião em que conheceu Therezinha Amaral de Vargas e casaram-se em 1956. Fixaram residência em Sapucaia e tiveram três filhos, José Alvaro (in memorian), Magda Irene, Adolar Marcelo e cinco netos. Em 1957 iniciou seu trabalho na CEEE como auxiliar e em 1975 assumiu a chefia. Nesta época grande parte das Vilas de Sapucaia do Sul ainda estava sem eletrificação, que passou a ser uma de suas metas, além das reformas da rede do Centro da cidade. Foram eletrificadas 21 vilas, efetivadas reformas em toda cidade. Sapucaia passou de 6.700 consumidores, em 1975, para 32 mil em 1984. Iniciou sua história na política sapucaiense a convite de Atalibio Trindade Figueiredo, filiando-se à Arena, elegendo-se vereador por três mandatos,  1969/1972, 1977/1982 e 1983/1988. Foi delegado da União Brasileira de Vereadores da Arena. Sempre se preocupou em trabalhar para ajudar a cidade que o acolheu. Durante sua vida pública realizou e liderou ações que são importantes e fundamentais na qualidade de vida dos cidadãos de Sapucaia do Sul, até os dias de hoje. Teve valiosa contribuição no processo de emancipação de Sapucaia do Sul. Foi responsável por buscar apoio junto ao Governo Estadual da época, conseguindo a implantação da Apae. Conseguiu, junto ao Ministério da Educação, a construção e implantação de várias escolas, como a Cecília Meirelles, Guianuba, extensão da Escola Técnica de Pelotas – IFSUL, e a construção do novo prédio da Escola Maria Medianeira – 1985. Foi Secretário da Indústria e Comércio no ano de 1991. Como líder da Bancada do PDS buscou a implantação da sinaleira na BR-116, junto à Gerdau. Também realizou obras de saneamento como a ligação do Arroio José Joaquim com a Avenida Rubem Berta e abertura e pavimentação da Rua Sete de Setembro. Construção das passarelas para pedestres, sendo acessos da Avenida Primor com a Rua Rui Ramos, passarela da Prefeitura, passarela da Catedral e passarela que liga a Avenida Açoriana à Mauá. Pleiteou e conseguiu a liberação de carta patente para a instalação da primeira agência da Caixa Econômica Estadual da cidade. Após, outras agências bancárias vieram se instalar em Sapucaia.

ADROALDO CRUZ MARTINS – Natural de São Leopoldo, sua família mudou-se para Sapucaia do Sul a fim de trabalhar com comércio de armazéns gerais. Seu pai abriu a Casa Martins há mais de 60 anos, criando o famoso prato Carne na Tábua, hoje administrado pelo homenageado e, até então, serve esse prato tradicional. Em vários Municípios, a Casa Martins e a Carne na Tábua são conhecidos. Com o envolvimento desse cidadão com nossos Munícipes, iniciou então um trabalho voluntário, onde no Dia das Crianças reúne um número ilimitado de inocentes, inclusive com veículos buscando nos bairros que engloba entidades e cidadãos, criando uma das maiores festas infantis da cidade. Dessa forma sempre colaborou, colabora, participou e participa de atividades beneficentes no Município.

ALCINDO MARTHA FREITAS – Ex-atleta profissional e um dos moradores mais antigos da cidade. Vulgo “Bugre Xucro”, completou 70 anos de vida, reticente quanto à falta de reconhecimento do seu envolvimento com o esporte oficial do País – o futebol, de parte de nossa comunidade e autoridades. Jogador profissional por muitos anos, defendeu a camisa de várias e importantes agremiações esportivas, entre elas, o Grêmio, Santos, passando pelo América do México e tantos outros. Defendeu também a Seleção Canarinho na Copa de 1966.

DERLY SILVEIRA DA SILVA - Poeta, trovador e comunicador, natural de São Pedro Mirim, município de Júlio de Castilhos. Casado e pai de duas filhas. Participou do CD Trovadores Consagrados Usa Discos; criação do Mi Maior de Gavetão em Sapucaia;  presidiu por quatro gestões a Associação dos Trovadores Luiz Müller de Sapucaia, tornando-se sócio benemérito, recebeu a placa de Maior Incentivador e Divulgador das Trovas no Rio Grande do Sul. Recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a medalha conferida às personalidades que se destacam na cultura gaúcha. Foi diretor interino da Casa de Cultura de Sapucaia do Sul. Merece o reconhecimento por sua atuação cultivando e divulgando as raízes tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

ENY ALLGAYER – Natural de Tupanciretã. Aos 6 anos de idade veio residir com a família em Sapucaia e teve a oportunidade de acompanhar a história do Município desde sua emancipação. Prestou concurso público para a Prefeitura de Sapucaia, onde passou a ocupar o cargo de contadora, entre 1969 e 2002. Com a aposentadoria foi trabalhar na Secretaria da Fazenda em cargo comissionado. Começou a escrever, após a aposentadoria, livros que contam a história da cidade. Premiada em dezenas de concursos literários e participante de 32 coletâneas, em vários Estados brasileiros. Finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2010 e 2011, com o livro de contos “Ciranda Negra” e o romance “Em Busca do Canto da Sereia”, respectivamente. Autora de oito livros, três ensaios históricos, dois livros de contos, duas novelas juvenis e um livro infantil:  “Sapucaia enfim uma cidade”; “Histórias de Sapucaia do Sul”; “Escravidão Negros & Índios”; “Carruagens de Fogo”; “Caçadores de Enigmas”; “Mistérios da Selva Amazônica”; “A Gruta Assombrada”; “Um Anjo no Jardim”. Recebeu o prêmio “Livro do Ano de 2014”, na categoria, da AGES – Associação Gaúcha de Escritores, e o 2º lugar no concurso de Literatura, organizado pela UBES – União Brasileira de Escritores. Casou em 1970 com o  Paulo José Allgayer, com quem teve três filhos: Carlos Renato, Daniel Francisco e Jean Marcel. Merece o reconhecimento com o título, como uma grande escritora que representa Sapucaia há 23 anos.

ERNI LUIZ PACHECO BILIÃO – Desenvolve relevantes serviços para o crescimento do nosso Município, principalmente na área do comércio e prestação de serviços, sendo um dos empreendedores pioneiros na cidade e região na área de recuperação de peças automotivas e afins. É um cidadão envolvido com a comunidade sapucaiense, tanto na área do voluntariado, bem como propulsor da economia de nosso Município. Natural de Cachoeira do Sul, veio para Sapucaia do Sul aos 15 anos, no ano de 1971, para conseguir seu primeiro emprego, recebeu carta de recomendação do então Vereador à época Geraldo da Cruz Padilha. Foi contratado pelo Grupo Bettanin, onde permaneceu até a idade de 18 anos. Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Trabalhou em outras empresas do ramo metalúrgico, até ser aprovado em primeiro lugar no concurso para ingressar na Rede Ferroviária Federal S/A – REFSA, no ano de 1982, permanecendo naquela empresa até o ano de 1986. É fundador da Empresa Karequinha Distribuidora de Peças Automotivas há 29 anos (desde 15.05.1986). Foi um dos pioneiros em Sapucaia do Sul e região na recuperação de peças automotivas, possibilitando mais de 30 (trinta) empregos diretos. Desde o ano de 1984, é casado com a advogada Marisa Moretto Bilião, tendo o casal o filho Maikel Moretto Bilião, com 26 anos, que também atua na administração da empresa.

GLACI IZOLINA FERNANDES VIEGAS – Natural de São Leopoldo, professora aposentada, com graduação em Pedagogia e Artes Plásticas. Mora em Sapucaia há mais de 30 anos. Há anos se dedica a levar lazer e diversão para milhares de pessoas na faixa etária da terceira idade. É presidente do Centro de Lazer da Amizade e desenvolve intenso trabalho social e recreativo em prol das pessoas idosas de Sapucaia do Sul.

GUARACI RODRIGUES FERNANDES – Desenvolve relevantes serviços para o crescimento do Município, principalmente na área de evangelização e missões, sendo um dos pastores pioneiros na cidade e região na recuperação de drogados e restauração das famílias. Cidadão envolvido com a comunidade sapucaiense na área espiritual e pública. Natural de Dom Pedrito, veio para Sapucaia aos 23 anos de idade, no ano de 1963. Casado com a Sra. Suami Fernandes, tem um casal de filhos, Miriã e Moises Fernandes. Trabalhou como funcionário público na Prefeitura de Sapucaia por 17 anos. Um dos pioneiros do Evangelho em Sapucaia e região, cristão há 54 anos, exerce ministério pastoral há 43 anos, fundador da Igreja Assembleia de Deus Ministério Restauração e vice-presidente nacional da mesma. Há três anos é missionário ouvidor da igreja, tendo destacado seu trabalho como missionário no Uruguai, onde trabalhou por vários anos.

GUILHERMINO PROENÇA – Ex-prefeito de Sapucaia do Sul, nascido na Costa do Morro, em Sapucaia. Casado com Aldemira de Moraes, Proença é pai de seis filhos. Iniciou sua vida política como vereador, nos anos de 1962 a 1972, vindo a ser prefeito por dois mandatos, de 1974 a 1977 e 1983 a 1988, realizando obras que não se apagam da memória do povo, como a ampliação do Hospital Getúlio Vargas, construção do Conjunto Habitacional João de Barro, Senai, Escola Técnica Federal, construção do Ginásio Kuraschiki, entre outras.

HERCEU DA SILVA ROCHA – Natural de Barra do Ribeiro, veio para Sapucaia aos 17 anos, casado, tem seis filhos e oito netos. Morador de Sapucaia desde o início de 1950, trabalhou como motorista de caminhão, cobrador de ônibus e no comércio da família. Em 1970 começou a trabalhar na Prefeitura até se aposentar em 2006. Desde 1985, atua junto à diretoria da Associação dos Funcionários Municipais de Sapucaia do Sul – AFMSS, sendo, desde 1989, presidente, contribuindo com um trabalho frutífero e próspero que serve de inspiração e orgulho aos sapucaienses.

IRANELCI PADILHA – Natural de Montenegro. Moradora de Sapucaia do Sul há mais de 50 anos. Dedicou trinta anos de sua vida ao magistério do Município, também atuou como Coordenadora Social do Guyanuba da Canção Nativa. Também é grande escritora, teve diversos livros publicados e foi escolhida Patrona da Feira do Livro em 2014 em Sapucaia do Sul. Contribui com a grandeza do Município, principalmente em sua atuação junto á educação e cultura da cidade.

JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA – Chegou a Sapucaia do Sul em 1986, como oficial titular dos Registros Públicos e do Tabelionato de Protestos de Títulos da Comarca, quando deparou-se com a realidade desafiadora, onde somente 30% dos imóveis eram regularizados, começando assim o processo de regularização. O trabalho inédito e inovador feito em Sapucaia do Sul, inspirou vários projetos semelhantes pelo Estado, sendo base para o Projeto More Legal. Sua atividade intensa e sucesso em Sapucaia o levaram ao cargo de Secretário da Corregedoria Geral de Justiça do Estado e seu trabalho tornou-se referência nacional na legalização de propriedades irregulares. Desde 2011 tem um novo endereço no centro histórico de Porto Alegre por ter alcançado o 1º lugar em um concurso público nacional. É o responsável pelo 1º Cartório de Registro de Imóveis do Estado. Pelo seu trabalho em prol da regularização fundiária em Sapucaia, por ter levado em seus projetos e ações o nome da Sapucaia do Sul Brasil afora, pelo engajamento nas causas sociais do Município, pelo grande resultado de sua dedicação e trabalho em tornar Sapucaia do Sul um lugar melhor para viver e uma cidade mais apta a crescer.

JOSÉ BENK SELAU – Natural de Torres, veio para Sapucaia aos 11 anos e, desde então, aqui reside. Casado, tem uma filha. Morador de Sapucaia desde o início da década de 1970, trabalha desde jovem no comércio de materiais de construção e há 32 anos atua na mesma área em seu próprio estabelecimento comercial, na Avenida Justino Camboim, principalmente no serviço de instalação de luz, atendendo ao povo sapucaiense. Atualmente emprega cerca de 40 funcionários, todos moradores da cidade, contribuindo assim com um trabalho frutífero e próspero, trazendo emprego a muitas famílias, contribuindo para o engrandecimento da nossa cidade.

LORECY FLORES (VENTANIA) – Natural de São Pedro do Sul, veio para Sapucaia há 36 anos. Casado e pai de três filhos, morador de Sapucaia, conhecido por todos como Ventania. Destaca-se por sua atuação junto às tradições gauchescas, tendo recebido mais de seiscentos e trinta troféus, dentro e fora do Estado, por suas trovas e cantorias, levando assim o nome da  cidade em todos os recantos do Rio Grande do Sul e fora dele. Merece o reconhecimento, principalmente por sua atuação artística, disseminando a cultura riograndense nas trovas e cantorias, contribuindo para o engrandecimento de Sapucaia.

MATUSALÉM VARGAS FERNANDES – Sua família instalou o primeiro posto de gasolina da cidade. Assumiu a administração da empresa em 1973. Também foi o primeiro a instalar uma videolocadora e estacionamento da cidade. Viúvo e pai de três filhos: João Francisco, João Ricardo e João Alberto. É avô de cinco netos. Estabeleceu e criou sua família em Sapucaia ajudando-a a crescer e progredir. Atento aos movimentos, procurou sempre inovar e trazer benefícios para a população, através de seus empreendimentos.

NÁRA CLÉBIA MORAIS RECKTENWALD – Natural de Caçapava do Sul. Reside em Sapucaia do Sul há 53 anos. Desde 1993, ao se aposentar como funcionária do Banco do Brasil, passou a fazer trabalho voluntário. Hoje coordena o Comitê de Cidadania na cidade. Cidadã modelo de Sapucaia do Sul, merece reconhecimento através do Título por ser pessoa de reconhecida idoneidade e prestar trabalho tão relevante para nossa sociedade.

RUBEM LÉO LIMA SOARES – Natural de Rio Pardo, chegou a Sapucaia em 1979. Trabalhou nas empresas Plastisul, Micheletto e Coensa. Foi dirigente sindical, fez parte da Associação de Moradores do Bairro Nova Sapucaia. Em 2008 foi eleito vereador da Bancada do PT e atualmente é Secretário Municipal do Trabalho Cidadania e Economia Solidária do Governo Ballin. Por todo trabalho prestado a Sapucaia e a sua comunidade, Rubem merece o reconhecimento com este título.