Ver.ª Gabriela Ortiz (PDT)

Ver.ª Gabriela Ortiz (PDT)

Oi! Meu nome é Gabriela Ortiz, tenho 26 anos, feminista e graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), agora mestranda em Políticas Públicas também pela UFRGS, fui a 7ª mulher eleita a vereadora do município e consagrada como a vereadora mais jovem da história de Sapucaia do Sul, eleita com 1512 votos.

Moradora do bairro Vargas, desde muito pequena vivi a política em casa, fui adotada pelos meus pais aos 18 dias de vida e desde então, trilhei um caminho de luta e militância junto com eles e alguns familiares. Filha de pai negro e mãe branca, convivo com a diversidade étnico-racial, com a diversidade de pensamentos, de crenças religiosas e principalmente, de gênero. Convivo com mulheres muito fortes que impulsionaram muito do que acredito hoje, que a representatividade das mulheres precisa ser alcançada em todos os espaços de poder e que não devemos nos limitar por aquilo que a sociedade nos impõe.

Desde os 5 anos de idade estudo em escola pública e aqui no município concluí meu ensino fundamental na Escola Municipal Alberto Santos Dumont e o ensino médio-técnico, no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL Sapucaia. Formada em técnico informática aos 18 anos, decidi não seguir a área e nesse período fui jovem aprendiz na empresa Copagaz, realizando atividades administrativas.

Em 2017, prestei vestibular na UFRGS e fui aprovada para ingressar no curso de Políticas Públicas; um ano após, já aos 21 anos, fui estagiária no Departamento de Direitos Humanos do Estado, auxiliei na articulação de ações que minimizassem a dura realidade de pessoas que vivem em situação de rua e iniciamos o mapeamento de pessoas que estavam sendo submetidas a condições degradantes de trabalho, o que caracteriza trabalho análogo á escravidão, no Rio Grande do Sul.

No mesmo ano, tive como meta estudar a gestão do SUS e por isso, fui estagiar na Defensoria Pública da União de Porto Alegre, no Núcleo de Saúde, focando na judicialização de medicamentos e tratamentos de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse estágio, me fiz ainda mais humana, convivendo com a dificuldade dos enfermos, da precariedade financeira das famílias e compreendendo o quanto as comunidades precisam de amparo, respeito e serviços de qualidade.

Em 2019, participei do Programa Estágio-Visita que me possibilitou estudar o papel do legislativo federal no Congresso Nacional, em Brasília/DF, essa oportunidade despertou a vontade de estar ainda mais inserida na política e aprimorei meus conhecimentos me tornando pesquisadora de gênero e representação política e conhecendo a história de mulheres e o quanto as mulheres têm sido fundamentais no protagonismo de luta por seus direitos e por transformações sociais.

Dito isso, reitero que sou jovem, sou mulher, feminista de 26 anos. Acredito na juventude e acredito que a transformação social possa ser alcançada através da política e por isso, me candidatei a Vereadora de Sapucaia do Sul e agora, ocupando o cargo seguirei lutando por uma Sapucaia mais coletiva, representativa, igualitária e de oportunidades.

Muito obrigada, conte comigo. Estamos juntes!

E-mail: [email protected]

Link mídias:

Facebook > fb.com/vereadoragabrielaortiz

Instagram >  @gabrielaorttiz

Twiter > @gabrielaorttiz

Whatsapp: (51) 99603-8525