#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° 22101
Projeto de Lei do Legislativo Nº 025/2021

Proponente: Ver.ª Raquel Moraes (Raquel do Posto)

Exmo. Sr.
Vereador Jorge Barbosa de Souza
DD. Presidente da
Câmara de Vereadores de
Sapucaia do Sul – RS

 

Do(a) Vereador(a): RAQUEL DO POSTO - PDT

 

Assunto: Encaminha Proposição pedindo aprovação para um PROJETO DE LEI que “Institui o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher e dá outras providências”.

 

 

 

 

Raquel do Posto Vereador(a) que este assina, integrante da Bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), vem, respeitosamente, a presença de V.Exa., na forma regimental, requerer seja levada à consideração do Colendo Plenário, o presente PROJETO DE LEI, para que apresenta as seguintes,

 

JUSTIFICATIVAS:

O presente projeto de Lei visa fixar diretrizes para a implementação do Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher. Sabe-se que o grande desafio da mulher empreendedora é a falta de experiência e de dinheiro.

Para adquirir experiência basta iniciar o projeto e colocar a mão na massa, porém para conseguir dinheiro, existem poucas alternativas, e em sua grande maioria, todas apresentam grande burocracia.

Mesmo em tempos de crise, existem áreas nas quais as empreendedoras conseguem enxergar oportunidades, muitas vezes apresentando ideias inovadoras e que podem resolver o problema de um grande número de pessoas. Em recente pesquisa, identificou-se que o empreendedorismo poderia estar envolvido em áreas estratégicas, sendo elas, com o envelhecimento da população, cuidados com a segurança, uso de dispositivos móveis e alimentação saudável.

No entanto, quando falamos em empreendedorismo, não existem áreas ou campos de atuação mais ou menos promissores, o que existe são grandes ideias capazes de atenderem aos desejos e aos problemas de muitas pessoas, e é exatamente nesse ponto que as empreendedoras entram em ação.

As mulheres são conhecidas pela sua veia empreendedora, são mais pacientes, criativas e determinadas, estando sempre atentas a evolução dos negócios.

Estimular o empreendedorismo das mulheres é estimular o desenvolvimento social e econômico local.

Todo o processo ajudará a mulher a não temer abrir um negócio diferenciado, mesmo no complexo ambiente de negócios brasileiro – que envolve obrigações fiscais, juros altos, carga tributária elevada e incidência de taxas e burocracia que dificultam o acesso ao crédito.

Com informação, incentivo e desburocratização ela buscará o pioneirismo e acreditará que essa possa ser sua grande chance de sucesso no mercado. Ademais, a matéria se insere no âmbito de competência municipal.

Desta forma, pede-se pelo apoio dos nobres vereadores dessa Casa de Leis, no sentido de
contribuírem para a tramitação e aprovação da presente proposição.

 

SALA TIRADENTES, Sapucaia do Sul, 25 de Maio de 2021.

 

 

Vereador(a) Autor(a) RAQUEL DO POSTO - PDT

Documento publicado digitalmente por VEREADORA RAQUEL MORAES DA SILVA em 25/05/2021 às 13:11:07. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0a559a867a96a58c490665c0c99f3994.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 24744.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
MIRIAM RAQUEL MORAES DA SILVA:71404791000 às 25/05/2021 13:11:50