#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

PROCESSO N.° 22342
Indicação Nº 632/2021

Proponente: Ver.ª Gabriela Ortiz

Ao Exmo. Sr.

Jorge Barbosa

Vereador Presidente 

Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul – RS

Da Vereadora Gabriela Ortiz - PDT

Assunto: Indicação ao Poder Executivo Municipal para que realize sanitização periódica contra a COVID-19 nas paradas de ônibus, arredores da rede pública de saúde e parques públicos (praças) do município de Sapucaia do Sul.

A Vereadora signatária, abaixo subscrita, vem à presença de Vossas Excelências, respeitosamente, na forma regimental (art. 115 do RI c/c 51, parágrafo único da Lei Orgânica Municipal), para requerer que seja procedida a leitura em Plenário do inteiro teor desta proposição indicativa, sendo a mesma posteriormente encaminhada, pela Presidência, ao Poder Executivo Municipal. 

JUSTIFICATIVAS 

Senhores Vereadores e Vereadoras,

É objetivo da presente indicação, que o poder executivo municipal realize sanitização periódica contra a COVID-19 nas paradas de ônibus, arredores da rede pública de saúde e parques públicos (praças) do município de Sapucaia do Sul.

A crença de que as pessoas estão mais expostas a contraírem o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no transporte público acaba de ganhar respaldo científico. Um novo estudo da Fiocruz Pernambuco - que recolheu amostras de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença desse vírus, causador da Covid-19 - concluiu que os lugares com maior risco de contaminação são os terminais de ônibus, com 48,7% das amostras positivas. Em segundo estão as áreas próximas às unidades de saúde e arredores de hospitais com 26,8%, seguidas dos parques públicos (14,4%), mercados públicos (4,1%), praias (4,1%) e outros lugares (2,2%). O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimões, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre. Salienta-se que os locais possuem aglomerações recorrentes e que, portanto, são locais que precisam de sanitização frequente para evitar a proliferação do vírus.

Até o dia 20 de julho de 2021 foram confirmados 13.034 casos positivos de COVID-19 em Sapucaia do Sul, dos quais 12.493 se recuperaram e 483 morreram em decorrência da doença, conforme dados da prefeitura municipal. A partir do exposto, salienta-se o quanto é importante a sanitização frequente com o intuito de assim conter a proliferação do vírus e as internações no Hospital Getúlio Vargas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sabe-se, também, que a vacinação segue ocorrendo de maneira lenta e gradual devido às doses insuficientes de vacinas contra a COVID-19, portanto é preciso que o poder executivo municipal, a partir das secretarias competentes, contribua com a minimização dessa crise sanitária que vivemos.

Além disso, ressalta-se que na última semana teve-se dois casos confirmados pela FIOCRUZ da nova variante do Coronavírus no estado do Rio Grande do Sul, denominada Delta. Em Sapucaia do Sul, tem-se até o momento dois casos suspeitos da nova variante, porém ainda sem confirmação oficial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Delta do COVID-19 tem demonstrado ser mais transmissível que as demais e devido a isso, deve-se reforçar ainda mais os cuidados preventivos contra o vírus, sendo um deles a sanitização de locais públicos com grande circulação e aglomeração de pessoas. 

Por fim, reivindico que a indicação apresentada seja acolhida pelo Governo Municipal, firme nas razões acima demonstradas, e no ímpeto de colaborar com a administração do Município, realizando a função de assessoramento que é inerente à edilidade, apresentamos ao nobre plenário desta Câmara Municipal nossa proposição indicativa.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2021/07/dois-primeiros-casos-da-variante-delta-sao-confirmados-no-rs-ckrb5005i003t013b5pugfvlv.html

Sapucaia do Sul, 21 de julho de 2021.





GABRIELA ORTIZ - PDT 

VEREADORA SIGNATÁRIA 

Documento publicado digitalmente por VEREADORA GABRIELA ORTIZ em 21/07/2021 às 09:34:00. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3e37e2690918f3c25569e7b87be1385c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.cmsapucaiadosul.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 27404.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
GABRIELA ORTIZ ABENEL:03463217007 às 21/07/2021 09:35:34